NOVIDADES E EVENTOS

O que é Tecnologia Antistatex®?

23 jun 2021

Você já tomou um choque ao realizar pequenas tarefar do dia a dia? Seja abrindo a porta do carro, pegando na maçaneta de metal da porta do escritório, ou até mesmo encostando em uma outra pessoa, esse “choquinho” ocorre devido a eletricidade estática.


Mas o que é a eletricidade estática?

“Eletricidade estática é o equilíbrio de todas as cargas, tanto positiva (prótons), como negativa (elétrons) de um corpo”, explica o físico Claudio Furukawa, do Instituto da Física da USP.
Ou seja, há o mesmo número de cargas negativas e positivas em nosso corpo, e o desequilíbrio entre os prótons e elétrons pode ocorrer um atrito com alguns materiais, por exemplo: blusa de lá, colchão, cabelo.

“O pente pode tirar os elétrons do cabelo e vice-versa. Aquele que perde carga negativa, fica positivo e o que ganha carga negativa, fica eletrizado negativamente”, afirma o físico da USP.
Então quando a pessoa que está “carregada” encosta em outra pessoa ou em um objeto que está neutro, ocorre o choque.

Alguns materiais, isolantes, não favorecem a movimentação de elétrons, exemplo: vidro, plástico ou tecido. Porém, existem materiais condutores que permitem essa movimentação, que é o caso dos metais.

E é exatamente aí que entra a importância da Tecnologia Antistatex®, apesar de parecer inofensiva, a eletricidade estática pode causar danos irreparáveis, seja a queimando uma placa do computador ou causando realmente um incêndio.

Os abrasivos da Ekamant com tecnologia Antistatex®, não geram eletricidade estática. Sendo assim, o pó gerado pelo processo de lixamento, segue o seu caminho até os dispositivos de sucção e a poeira não adere ao material trabalhado.

Ao utilizar as lixas Ekamant Antistatex®, os benefícios já começam a aparecer, a ausência do pó do material lixado na superfície, que faz com que não haja necessidade de limpar o maquinário com tanta frequência, o que possibilitará a diminuição do empastamento. Assim você economizará tempo, dinheiro e garantirá um acabamento melhor no seu projeto.
Outro fator muito importante, é que as cintas de lixa convencionais, geram energia estática que podem causar incêndios ou explosão de poeira na lixadeira. E as lixas que possuem a tecnologia Antistatex® não geram essa energia estática, tornando-se uma alternativa muito segura.

Além da produção mais segura, existem fatores ambientais que devem ser considerados, pois o pó do material lixado além de um problema técnico também é um problema ambiental. Com a Ekamant Antistatex® é possível manter um ambiente de trabalho mais limpo, seguro e saudável para o trabalhador e o meio ambiente.

A tecnologia Antistatex® aliada à um bom sistema de exaustão, faz com que haja uma redução considerável de poeira, e como consequência poderá aumentar a vida útil do maquinário utilizado.

Confira o lixamento:

A Grossl trabalha com alguns abrasivos da Ekamant Antistatex, são eles:

EKA 3000 – N, EKA 3000 – E, EKA 3001 – N

Ficou interessado e gostaria de saber mais?

Clique aqui e fale com um analista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE COM

UM EXPERT

Nossos profissionais irão responder
as suas dúvidas! Teremos um grande
prazer em te ajudar.