NOVIDADES E EVENTOS
Performance em lixadeiras – 8 dicas rápidas para manter a produtividade das suas lixadeiras pneumáticas
Normalmente lixadeiras pneumáticas são de fácil utilização e simples manutenção, mas para garantir uma alta durabilidade e os melhores resultados em seu processo de abrasão, é necessário combinar técnicas adequadas, bons insumos e ferramentas e a manutenção apropriada. Portanto, este artigo é para você que está enfrentando problemas com seus resultados de lixamento com ferramentas pneumáticas.
1 – Verifique a rede de ar.
A rede de ar deve ser seca, sem contaminantes ou sujeiras e O ponto de ar deve estar com pressão constante e conforme orientado pelo manual do fabricante. O Ideal é monitorar com um Monômetro para garantia; (Caso inferior também poderá influenciar a performance do equipamento)
Dica: quando várias ferramentas estiverem sendo usadas simultaneamente num mesmo compressor, é necessário verificar se todas as máquinas estão recebendo a quantidade adequada de pressão.
2 – Lubrificação
A lubrificação das ferramentas pneumáticas deve ser feita manualmente ou pela rede de ar de forma adequada e regularmente: Se você usa sua lixadeira pneumática constantemente, a melhor maneira de mantê-la funcionando bem é garantindo uma boa lubrificação. Basta colocar cerca de 2 gotas de óleo na máquina na área de entrada de ar no final do dia e ligar o equipamento brevemente para espalhar o óleo. Essa prática regular manterá a sua lixadeira lubrificada e impedirá que ela trave – diminuindo paradas de manutenção.
Importante: Só use óleos apropriados para ferramentas pneumáticas. A exceção vai para alguns modelos de lixadeiras que são blindadas e não precisam de lubrificação.
3 – Atenção para o prato
Não encoste o prato da lixadeira na superfície da peça com o equipamento acionado. Só acione o gatilho quando o equipamento estiver bem apoiado sobre a base da peça. Isso vai evitar que o lixamento fique desigual na massa ou no primer.
4 – Alinhamento da base
O prato da lixadeira deve sempre estar limpo e bem alinhado à peça – e sem empenamentos. Quando começa o movimento de rotação da ferramenta, um empenamento acaba sendo transferido para a peça, prejudicando o nivelamento e acabamento da superfície. Quando usamos muito a ponta do prato acabamos provocando empenamentos. Resultado: a lixa tem de ser descartada bem antes de cumprir sua vida útil.
5 – Pressão
A pressão utilizada deve ser suficiente para que o grão da lixa consiga se auto afiar;
6 – Movimentos adequados
Utilizar de forma suave evitando movimentos repetitivos no mesmo local, garantindo um nivelamento igual por toda a peça.
7 – Aspiração
Prefira a lixadeira roto-orbital com aspiração, porque o pó gerado no processo é prejudicial ao meio ambiente. Faça a sua parte: colete o pó de maneira
ecologicamente correta e o entregue a empresas especializadas na destinação desse material.
8 – Ergonomia
Prefira lixadeiras com design ergonômico, o que vai reduzir a fadiga do operador e aumentar a sua produtividade.
Concluindo
Utilize boas ferramentas e insumos em sua linha e mantenha algumas ações de prevenção, como lubrificação e limpeza. Tenha sempre suportes extras e certifique-se de que as saídas de ar estão conferindo a pressão adequada para seu equipamento funcionar!
Se você já é cliente Grossl e deseja atendimento técnico, ou tem interesse em falar com um especialista em abrasivos e ferramentas, entre em contato clicando aqui.
FALE COM
UM EXPERT
as suas dúvidas! Teremos um grande
prazer em te ajudar.