NOVIDADES E EVENTOS

Performance em lixadeiras – 8 dicas rápidas para manter a produtividade das suas lixadeiras pneumáticas

20 jul 2018

Normalmente lixadeiras pneumáticas são de fácil utilização e simples manutenção, mas para garantir uma alta durabilidade e os melhores resultados em seu processo de abrasão, é necessário combinar técnicas adequadas, bons insumos e ferramentas e a manutenção apropriada. Portanto, este artigo é para você que está enfrentando problemas com seus resultados de lixamento com ferramentas pneumáticas. 

 

1 – Verifique a rede de ar.

 

A rede de ar deve ser seca, sem contaminantes ou sujeiras e O ponto de ar deve estar com pressão constante e conforme orientado pelo manual do fabricante. O Ideal é monitorar com um Monômetro para garantia; (Caso inferior também poderá influenciar a performance do equipamento)

Dica: quando várias ferramentas estiverem sendo usadas simultaneamente num mesmo compressor, é necessário verificar se todas as máquinas estão recebendo a quantidade adequada de pressão.

 

2 – Lubrificação 

 

 A lubrificação das ferramentas pneumáticas deve ser feita manualmente ou pela rede de ar de forma adequada e regularmente: Se você usa sua lixadeira pneumática constantemente, a melhor maneira de mantê-la funcionando bem é garantindo uma boa lubrificação. Basta colocar cerca de 2 gotas de óleo na máquina na área de entrada de ar no final do dia e ligar o equipamento brevemente para espalhar o óleo. Essa prática regular manterá a sua lixadeira lubrificada e impedirá que ela trave – diminuindo paradas de manutenção.

Importante: Só use óleos apropriados para ferramentas pneumáticas. A exceção vai para alguns modelos de lixadeiras que são blindadas e não precisam de lubrificação.

 

3 – Atenção para o prato

 

 Não encoste o prato da lixadeira na superfície da peça com o equipamento acionado. Só acione o gatilho quando o equipamento estiver bem apoiado sobre a base da peça. Isso vai evitar que o lixamento fique desigual na massa ou no primer.

 

4 – Alinhamento da base 

 

O prato da lixadeira deve sempre estar limpo e bem alinhado à peça – e sem empenamentos. Quando começa o movimento de rotação da ferramenta, um empenamento acaba sendo transferido para a peça, prejudicando o nivelamento e acabamento da superfície. Quando usamos muito a ponta do prato acabamos provocando empenamentos. Resultado: a lixa tem de ser descartada bem antes de cumprir sua vida útil.

 5 – Pressão

 

 A pressão utilizada deve ser suficiente para que o grão da lixa consiga se auto afiar;

 

6 – Movimentos adequados

 

 Utilizar de forma suave evitando movimentos repetitivos no mesmo local, garantindo um nivelamento igual por toda a peça.

 

 

7 – Aspiração

 

 Prefira a lixadeira roto-orbital com aspiração, porque o pó gerado no processo é prejudicial ao meio ambiente. Faça a sua parte: colete o pó de maneira

ecologicamente correta e o entregue a empresas especializadas na destinação desse material.

8 – Ergonomia

 

 Prefira lixadeiras com design ergonômico, o que vai reduzir a fadiga do operador e aumentar a sua produtividade.

 

Concluindo

Utilize boas ferramentas e insumos em sua linha e mantenha algumas ações de prevenção, como lubrificação e limpeza. Tenha sempre suportes extras e certifique-se de que as saídas de ar estão conferindo a pressão adequada para seu equipamento funcionar!

 

Se você já é cliente Grossl e deseja atendimento técnico, ou tem interesse em falar com um especialista em abrasivos e ferramentas, entre em contato clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE COM

UM EXPERT

Nossos profissionais irão responder
as suas dúvidas! Teremos um grande
prazer em te ajudar.