NOVIDADES E EVENTOS

Fabricação de um shape de skate

30 jul 2021

O skate se tornou um esporte olímpico pela primeira vez na Olimpíada de Tóquio 2020, que está acontecendo neste ano, 2021, devido à pandemia que estamos vivendo. É verdade que o esporte caiu de vez no gosto dos brasileiros ao ver na pista a Rayssa Leal, de apenas 13 anos, conquistando a medalha de segundo lugar.

Mas o que poucas pessoas sabem é que existem categorias diferentes dentro dessa modalidade esportiva: freestyle, street, vertical e downhill. E, independentemente da preferência dos atletas, todos têm uma coisa em comum: o shape.

Mesmo que os shapes tenham suas particularidades, como tamanho, largura, peso e formato, todos precisam ter qualidade para oferecer aos atletas o melhor desempenho, seja nas pistas ou em rampas.

E como é feito um shape?

Em sua maioria, os shapes utilizam compensados em sua composição.

Esse compensado pode ser de Maple Canadense, pode ser um mix de lâminas de madeira e pode levar uma camada de fibra de vidro.

O que é compensado?  

É a junção de várias lâminas de madeira que são coladas uma sobre a outra. As colas utilizadas na fabricação do compensado precisam ter alta resistência à água e umidade, além de atender a vários processos de colagem, sejam eles a frio ou a quente. Um exemplo é o Adesivo Industrial Multibond Sk8, da Franklin International.

Uma curiosidade sobre a cola para os shapes:

Apesar de alguns fabricantes, aqui no Brasil, ainda utilizarem resina epóxi, nos Estados Unidos, os shapes de skate são produzidos com cola PVA (à base d’água), por vários motivos, como: facilidade para manuseio, pois a cola Multibond Sk8, por exemplo, é uma cola monocomponente, ou seja, não necessita de mistura, o que possibilita manter sempre a mesma qualidade do produto em sua utilização. Além disso, colas PVA não são tóxicas, pois não possuem solventes em sua composição, ou seja, é um produto muito mais seguro para o operador. Outro motivo a considerar é o tempo de trabalho. Colas como a resina epóxi necessitam de um tempo de prensagem muito maior e, quando necessitam de prensagem a quente, precisam de uma temperatura maior.

Ainda sobre os processos produtivos:

As peças precisam de uma cura, em média, de 24 horas para, então, ser submetidas ao corte, receber as furações e passar para outro processo, o lixamento. A Multibond Sk8 é de fácil lixamento e não compromete as ferramentas de corte.

Qual tipo de abrasivo utilizado no processo do lixamento? 

Existem diversas lixas que podem ser utilizadas no processo de lixamento de shape. Como o lixamento para acabamento dos shapes de skate são realizados manualmente, os abrasivos mais indicados são nos formatos de disco, para trabalhar com lixadeiras roto-orbitais, lixas folhas ou até mesmo esponjas abrasivas. Consulte nossos analistas para identificar qual a melhor opção de abrasivos para o seu processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE COM

UM EXPERT

Nossos profissionais irão responder
as suas dúvidas! Teremos um grande
prazer em te ajudar.