NOVIDADES E EVENTOS

Grossl ensina como obter o lixamento ideal em madeira

29 set 2022

A escolha correta de abrasivos e lixas é fundamental para um lixamento eficiente da madeira, já que é o primeiro passo para garantir acabamento primoroso em móveis feitos sob medida. Para ajudar os marceneiros a acertar esse processo, o supervisor de Vendas da Grossl, Diego Bail, dá dicas importantes sobre corte, desbaste, acabamento e polimento.

Existem lixas diferentes para grandes e pequenas marcenarias

Nas marcenarias que dispõem de pouco espaço físico e utilizam máquinas pequenas e portáteis, o ideal é o uso de lixas manuais nos formatos folha e disco. Em marcenarias maiores, onde a produção acontece em larga escala, a necessidade é de lixa em cinta ou em bandas largas, que proporcionam agilidade ao processo produtivo.

Cuidados ao incorporar os abrasivos e lixas aos maquinários

A primeira regra é utilizar produtos de boa qualidade e procedência. As máquinas de lixamento devem estar em bom estado de conservação e calibradas para evitar acidentes. É importante não ultrapassar os limites determinados pelos fabricantes.

Durante o uso das lixas, é recomendável evitar a umidade, que traz baixo rendimento. Outro ponto importante é observar a sequência correta de grãos para obter um bom resultado final de lixamento, evitando riscos profundos nas superfícies no final do processo.

No uso de máquinas que utilizam lixas em cintas ou banda larga, é preciso observar as condições gerais das lixas e se as emendas estão frágeis ou quebradiças. Emendas em alto relevo marcam as peças. Cuidado para não gerar fraturas (quebras de grãos) na camada abrasiva, pois elas também marcam as peças.

Abrasivos e lixas para madeira que garantem eficiência na pintura de móveis

Esponja Grossl Color Diamond – O produto proporciona alto rendimento e excelente acabamento.  Dotada de tecnologia de canais entre os grãos, ela reduz o empastamento das lixas, garantindo, assim, uma superfície lisa do início ao fim do processo.

Grossl Green Film – É uma lixa usada nos discos em que o costado é filme de poliéster. Proporciona melhor ancoragem dos grãos e uniformidade, além de melhor acabamento nos lixamentos.

Solução para o lixamento de madeira que será envernizada ou pintada

A Grossl oferece todas as soluções para lixamento, tanto em madeira maciça, painel de madeira, MDF, compensado e superfícies pintadas. Possuímos uma equipe técnica, que está preparada para indicar a melhor solução para cada caso. O atendimento é personalizado, pois cada profissional tem uma forma diferente de trabalhar.

Um destaque é a Grossl Eka1000, que trabalha em bandas largas, estreitas e discos. Essa lixa tem grãos abrasivos premium de alto rendimento para as superfícies mais difíceis, que necessitam de maior remoção de material para a pintura. É o caso dos painéis de madeira ou peças de madeira maciça que serão envernizadas.

Já para o acabamento de móveis em madeira, a Grossl oferece as mais diversas soluções em lixas, discos e folhas. Destaque para as lixas Green Film e Purple Film, que aliam ótima remoção com excelente acabamento, proporcionando beleza ao projeto.

Pintura em laca sobre painel de MDF

A Grossl oferece vários produtos para que a pintura em laca fique totalmente lisa e com aspecto sedoso. Quando o processo exige máquinas orbitais, indicamos a linha de discos Grossl Green Film. Para pintura em laca alto brilho, que exige grãos mais finos, dispomos das lixas folha até o grão 5000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE COM

UM EXPERT

Nossos profissionais irão responder
as suas dúvidas! Teremos um grande
prazer em te ajudar.