NOVIDADES E EVENTOS

PRODUTIVIDADE NO USO DE ABRASIVOS – Como diminuir o descarte prematuro de discos de lixa

26 jun 2002

A busca pela elevação da produtividade na Indústria é constante e muito importante para o crescimento da economia brasileira.

A utilização de abrasivos ocorre em todos os maiores setores de produção, por isso, merece grande atenção, pois a operação ajustada atrelada ao produto correto, com o apoio de assistência técnica qualificada pode garantir maiores níveis de produtividade, reduzindo custos.

O primeiro passo para aumentar a produtividade no uso de abrasivos evitando descartes prematuros, é entender o processo atual bem como o fator de maior impacto ao tratar-se de descarte.

 

Existem 3 principais motivos para uma alta taxa de descarte de abrasivos:

  1. Descarte por motivo de quebra ou rompimento do disco
  2. Descarte por motivo de desgaste prematuro do grão
  3. Descarte por motivo de empastamento do disco

 

 

Descarte por motivo de quebra ou rompimento do disco

Se existe uma incidência maior de quebra de discos no processo de lixamento, seja por peças com geometrias variadas ou por locais de difíceis acesso, o ideal é selecionar um produto que atenda esta necessidade, ou seja um disco com um costado de filme poliester, que permite uma maior resistência ao rompimento e tem uma garantia de que o costado é resistente o suficiente para aguentar até o final da vida útil do grão.

O Costado de filme poliéster pode ser utilizado na remoção nos grãos 80 / 100 e também no pré-polimento, quando utiliza-se grãos entre 800 / 2000.

Conclusão: Quando o problema for rompimento do disco, opte por um disco de costado mais resistente e com maior durabilidade.

DICA: Em alguns casos o processo está usando lixadeira e discos com 6” podemos melhorar substituindo por discos com 5”. Com uma lixadeira menor, melhora-se o acesso em peças com geometrias variadas.

 

Desgaste prematuro do grão

Outro problema frequente é o desgaste prematuro do grão, isso ocorre quando o processo não é corretamente avaliado, utilizando por exemplo, um disco com construção especial para outro segmento.

Hoje trabalhamos com diversos fornecedores, cada um com uma tecnologia e especialidade diferente. Isto nos permite selecionar um disco de configuração adequada para o seu processo e substrato.

Quando o grão do abrasivo não é indicado para o processo em que está sendo utilizado, o disco desgasta-se com muita rapidez, aumentando desnecessariamente o volume de compra deste material.

Atualmente há uma diversidade de tecnologias em diferentes grãos, e cada fabricante é especialista na construção com sua resina especifica.

A seleção correta de grão permite a otimização do tempo de lixamento, aumentando a produtividade.

Exemplo: Na indústria metalúrgica, a utilização do disco com grão cerâmico permite um corte muito mais rápido, proporcionando um rendimento superior e redução de mão de obra no processo de lixamento quando se trata de grãos mais grossos.

Conclusão: Quando se percebe um elevado desgaste, opte por um grão cerâmico ou oxido de alumínio de melhor qualidade.

 

Empastamento da lixa

É possível que esteja ocorrendo empastamento em suas lixas: geralmente trata-se o caso como sendo comum e habitual. Mas na verdade quando isso acontece, precisamos voltar o olhar para o equipamento que está sendo utilizado. O custo do processo é muito influenciado por este fator.

A utilização de um equipamento adequado com sistema de auto aspiração ou aspiração central, combinado à utilização de disco com furos, permite que a poeira gerada pelo lixamento seja direcionada para um saco coletor ou sistema de exaustão.

Um correto processo de aspiração contribui ainda para a limpeza do ambiente de trabalho, podendo inclusive diminuir a quantidade de particulados no ambiente, possibilitando uma redução no uso de EPIs.

Conclusão: se o problema é empastamento, a solução pode estar em um sistema de lixamento com furos e aspiração.

 

Sobre redução de custos

Quando se fala em redução de custo, é natural que pensemos em um produto de valor baixo, entretanto, o processo feito de forma correta é na verdade o grande aliado da produtividade na indústria. A utilização de materiais corretos pode trazer diversos ganhos e reais reduções de custo.

É por isso que nós temos uma equipe qualificada que trabalha seguindo uma metodologia que engloba avaliação do processo do cliente, estudo sobre o melhor equipamento e insumo e treinamentos para os usuários realizarem a utilização correta.

 

Se você já é cliente Grossl e deseja atendimento técnico, ou tem interesse em falar com um especialista em abrasivos, entre em contato clicando aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE COM

UM EXPERT

Nossos profissionais irão responder
as suas dúvidas! Teremos um grande
prazer em te ajudar.